Encontre no blog...

Custom Search

26 outubro 2013

Grand Funk Railroad

Artistas e BandasÁlbuns PrincipaisMúsicas PrincipaisFotos & LogosNotícias do Creedence Clearwater Revival Squids Music Hall - Fan Club

Grand Funk Railroad

Site Oficial    

Grand Funk Railroad (ou simplesmente Grand Funk) é uma banda de rock americana da década de 1970, descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival, que chegou a ser uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.

Originalmente,  a banda foi formada em 1968 por Mark Farner (guitarra e vocal), Don Brewer (bateria e vocal) do Terry Knight and a Pack, e Mel Schacher (baixo) de Question Mark & the Mysterians.

gfrr-bw-b

Em 1972, Grand Funk Railroad acrescentou Craig Frost para o teclado. A adição de Craig Frost, no entanto, gerou uma mudança de estilo de rock original de garagem e de raízes para mais rhythm & blues e pop-rock. Com a nova formação, o Grand Funk lançou seu sexto álbum de música original Phoenix em 1972. A nova combinação funcionou. 

Para refinar o som do Grand Funk, a banda garantiu o veterano músico Todd Rundgren como produtor. Seus dois álbuns de sucesso resultou nos primeiros hits n º 1 do Grand Funk : We're an American Band e The Loco-Motion.  

42f6ac9c-78c2-4bc8-b65f-e595e476dfb7

Em 1976, depois de dois anos afastados dos palcos, o grupo planejou uma grande tour mundial. Em níveis comerciais, o álbum foi um fracasso, atingindo a modesta 52a posição, “brochando” não só a banda, mas também Zappa, a gravadora, e todos os que apostavam no projeto. A disco music tomava conta do mercado e o Grand Funk já não interessava mais ao grande público. Dois meses depois toda a turnê de promoção foi cancelada, e em outubro decretado o fim da banda.

Grand Funk Railroad ZXX650062

O ano de 1981 marcou a volta do Grand Funk com Mark, Don e Dennis Bellinger, assumindo o lugar de Mel no baixo (o baixista original não topou a volta, pois tinha verdadeiro pavor de voar de avião). A banda foi convidada a participar da trilha do filme-desenho Heavy Metal - Universo e Fantasia, e logo em julho lançou Grand Funk Lives, que, apesar de todas as dificuldades, ainda trazia a banda mostrando muita vontade e entrosamento no estúdio.

Em janeiro de 1983 saiu What’s Funk, álbum que trazia a sonoridade do grupo para os anos 80, com bateria eletrônica e sintetizadores! Infelizmente era muito fraco e não emplacou. Para piorar, a Warner, que lançava seus discos nessa época, acabou despedindo o grupo. Não era uma fase propícia para uma reunião, e o fim foi inevitável.

promoGFR

O ano de 1996 marcou a volta da formação original, ou seja, Mark, Don e Mel, exatos vinte anos depois da separação. A idéia não poderia ter sido melhor aproveitada - uma sensacional volta que arrecadaria fundos em benefício aos desamparados da guerra da Bósnia. O novo show trazia um fenomenal repertório que passava a limpo toda a carreira e, ainda por cima, o trio era acompanhado por uma orquestra completa! A nova tour da volta foi um enorme sucesso, e tinha como convidados Peter Frampton e Leslie West nas guitarras.

Altos e baixos; sucesso, processos, religião, separações, reuniões, e muito sexo, drogas e rock’n’roll estão encarnados na história do Grand Funk Railroad. O que não muda nunca, é que eles sempre serão “A Banda” americana.

Grand-Funk-Railroad

(Fonte: Last.fm)

FORMAÇÃO PRINCIPAL

Mark Farner (vocal e guitarra) Don Brewer (bateria e vocal) Mel Schacher (baixo) Craig Frost (teclados) 

DISCOGRAFIA

LOGO

grupo

Nenhum comentário:

Gostou do post? Então espalhe!

Encontre no blog...

Custom Search

Quem está curtindo

Web Statistics
BlogBlogs.Com.Br